quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Nunca foi fácil...

Como já mencionei num dos meus posts, não foi fácil passar de "magra atleta" a "gorda".
Para além das mudanças visíveis no meu corpo, as piores e mais difíceis mudanças foram as interiores.

Sempre fui uma miúda bem disposta, bem humorada, de gargalhada fácil e com a mania que tenho piada.
Essa parte não mudou em mim... ou pelo menos assim quis que toda a gente pensasse.

Existe algo entre o que as pessoas vêem e aquilo que realmente sou. E a essa coisa que esconde o meu verdadeiro "eu", dei-lhe o digno nome de "carapaça".

Nas caminhadas difíceis nós vamos ganhando manhas para não sofrer tanto, vamos ganhando calo, e vamos arranjando maneira de "calar" os outros... mesmo que temporariamente.

As pessoas são más mesmo sem se aperceberem... mesmo que dentro da cabeça delas achem que nos estão a ajudar, quando na realidade o que estão a fazer é magoar.



Durante estes últimos 8 anos, em que tive que aprender a viver comigo mesma e com o meu novo corpo, foram tantos os disparates e foi tanto o lixo que ouvi da boca das pessoas, que tive mesmo que criar a minha querida carapaça, para que o impacto não fosse tão grande em mim.
Os piores momentos eram aqueles em que me criticavam ou chamavam a atenção em frente a multidões, em frente a amigos meus. 

"Porque é que estás a comer isso?"
"Credoooo! Estás tão gordaaaa... O que é que te aconteceu?"
"Olha que isso faz-te mal!"
"Vai para um ginásio, mexe-te!!!"
"Umas caminhadas não te faziam nada mal"

Como é que eu enfrentava isto? Fácil! 
Ria-me! Muito mesmo. E eu era a primeira a fazer piadas sobre a minha forma física, pois assim quem viesse a seguir, já não tinha moral para dizer o que quer que fosse. 

Pessoas: tenham em atenção uma coisa. Não há NADA que vocês possam dizer que vá fazer o click na mente de uma pessoa como eu. Não há!
Falo por mim, e penso que não sou a única. O único efeito que essas frases têm sobre mim é simplesmente revolta. Mas não é revolta por ser como sou. É revolta por estar rodeada de pessoas assim.

Reparem... Tantos anos a ser gorda e só agora me deu o click. E porquê só agora??? Porque só agora fui confrontada com a realidade. A realidade de querer fazer coisas e não conseguir, a realidade de sentir vergonha, a realidade de estar na hora de mudar.
Essa realidade chegou também, porque na minha mente eu nunca deixei de ser magra. Mas... quando comecei a reparar no meu reflexo nas vitrinas das lojas, nos espelhos, nos vidros dos carros, aí sim... chorei! Chorei muito! Esperneei, perguntei milhares de vezes "porquê eu?", chorei ainda mais. Mas estou aqui. Pronta a vencer. Pronta a batalhar. Pronta a lutar.

E esses demónios nunca mais vão pertencer à minha vida. Porque se eu não conseguir emagrecer, não foi porque não quis, não foi por não tentar, não foi por desistir. Mas ao menos terei uma vida mais saudável, mais activa.
E quanto a isso, eu agradeço a toda a gente que me rodeia hoje em dia. Porque em vez de me apontarem o dedo, lutam diariamente ao meu lado.

Vocês não têm preço.


Sem comentários:

Enviar um comentário